
Lê a entrevista aqui: Público - "Vamos tornar-nos super-sapiens cabeçudos"EntrevistaYves Coppens
Sobre os Hebreus e os Fenícios:
E pronto, Agora só falta estudar e manter a cabeça fria durante os testes. Não se esqueçam de consultar o que devem fazer antes e depois dos testes aqui e aqui
Para te preparares para um teste tens que passar por várias fases, que depois de interiorizadas passarão a contribuir para um melhor desempenho.
Antes do teste
Cuida da tua condição física pois ela pode ser determinante para o teu sucesso num teste. Por isso, na véspera do teste, deves dormir bem. Durante o teste, um aluno cansado precipita-se, lê mal as perguntas e baralha as respostas.
Estuda com tempo. Assim, tens possibilidades de pedir ajuda ao professor e recorrer a outras fontes para esclarecer dúvidas.
Procura a tranquilidade psicológica e sê auto confiante. Sem essa duas condições não pode haver bons resultados. 0 medo excessivo é um obstáculo ao êxito escolar.
Traça previamente um plano de estudo da matéria e reserva, para a véspera do teste, a revisão final. Volta a ler cuidadosamente os sublinhados do texto do manual, as anotações e os apontamentos para consolidares os teus conhecimentos.
Durante a realização do teste
Lê todo o enunciado do teste antes de responderes, pois poderás tomar as atitudes mais correctas quanto à distribuição do tempo e à forma de organização das respostas.
Distribui o tempo pelas várias perguntas, tendo o cuidado de deixar os últimos 5 a 10 minutos para uma leitura/revisão das respostas.
Entende o sentido das questões, conhecendo previamente o significado de termos como "Define", "Interpreta", "Explica", "Analisa", "Comenta", “Relaciona”.
Faz uma lista de tópicos antes de começares a responder. Em seguida, ordena-os de forma lógica e coerentemente e só depois elabora a resposta.
Começa a responder às perguntas mais simples e fáceis. Em caso de dificuldade, não te deixes bloquear. Passa, de imediato, a outra questão.
Cuida a caligrafia pois a legibilidade de um texto facilita a sua avaliação.
Após a entrega da correcção do teste
Quaisquer que sejam os resultados, solicita ao professor um comentário ao teu teste. Depois, consulta o manual e responde às questões em que tiveste mais dificuldade. Caso persistam, ainda, algumas dúvidas, recorre de novo ao teu professor.
Face a uma classificação insuficiente, não encares o resultado com derrotismo. Assume a responsabilidade e, sobretudo, consciencializa-te da necessidade de trabalhar mais e melhor. Confia em ti e não desanimes. Conseguirás fazer melhor. Se obtiveste uma boa classificação, orgulha-te do resultado mas não o encares com triunfalismo. Continua a trabalhar, pois sabes que esse é o caminho para o êxito.
É já no dia 13 de Outubro, terça-feira, que se vai realizar a primeira reunião intercalar do 7ºC onde estarão presentes, para além dos professores, dois representantes dos Encarregados de Educação eleitos na reunião de EE's com o Director de Turma, a 6 de Outubro, e o Delegado e Sub-Delegado de Turma já eleitos a dia 9.
Nem de propósito: o 7ºC a iniciar as suas aulas de História com esta problemática e eis que surge uma notícia, no mesmo dia, que dá conta da recente catalogação do mais antigo esqueleto que se conhece. Desta vez deu-se o nome de Ardi, foi encontrado na Etiópia, demorou 17 anos a reconstruí-lo e a catalogá-lo, é do sexo feminino e tem a bonita idade de 4,4 milhões de anos. Ultrapassou, por isso, a nossa amiga australopiteca Lucy, que tinha «só» dois milhões de anos e que foi encontrada a norte do Quénia.