sábado, 17 de outubro de 2009

Preparação para um Teste, próxima aula de Estudo Acompanhado



Para te preparares para um teste tens que passar por várias fases, que depois de interiorizadas passarão a contribuir para um melhor desempenho.

Antes do teste

Cuida da tua condição física pois ela pode ser determinante para o teu sucesso num teste. Por isso, na véspera do teste, deves dormir bem. Durante o teste, um aluno cansado precipita-se, lê mal as perguntas e baralha as respostas.

Estuda com tempo. Assim, tens possibilidades de pedir ajuda ao professor e recorrer a outras fontes para esclarecer dúvidas.

Procura a tranquilidade psicológica e sê auto confiante. Sem essa duas condições não pode haver bons resultados. 0 medo excessivo é um obstáculo ao êxito escolar.

Traça previamente um plano de estudo da matéria e reserva, para a véspera do teste, a revisão final. Volta a ler cuidadosamente os sublinhados do texto do manual, as anotações e os apontamentos para consolidares os teus conhecimentos.

Durante a realização do teste

Lê todo o enunciado do teste antes de responderes, pois poderás tomar as atitudes mais correctas quanto à distribuição do tempo e à forma de organização das respostas.

Distribui o tempo pelas várias perguntas, tendo o cuidado de deixar os últimos 5 a 10 minutos para uma leitura/revisão das respostas.

Entende o sentido das questões, conhecendo previamente o significado de termos como "Define", "Interpreta", "Explica", "Analisa", "Comenta", “Relaciona”.

Faz uma lista de tópicos antes de começares a responder. Em seguida, ordena-os de forma lógica e coerentemente e só depois elabora a resposta.

Começa a responder às perguntas mais simples e fáceis. Em caso de dificuldade, não te deixes bloquear. Passa, de imediato, a outra questão.

Cuida a caligrafia pois a legibilidade de um texto facilita a sua avaliação.

Após a entrega da correcção do teste

Quaisquer que sejam os resultados, solicita ao professor um comentário ao teu teste. Depois, consulta o manual e responde às questões em que tiveste mais dificuldade. Caso persistam, ainda, algumas dúvidas, recorre de novo ao teu professor.

Face a uma classificação insuficiente, não encares o resultado com derrotismo. Assume a responsabilidade e, sobretudo, consciencializa-te da necessidade de trabalhar mais e melhor. Confia em ti e não desanimes. Conseguirás fazer melhor. Se obtiveste uma boa classificação, orgulha-te do resultado mas não o encares com triunfalismo. Continua a trabalhar, pois sabes que esse é o caminho para o êxito.

Sem comentários:

Enviar um comentário